Aqui, o público tem vez, voz e visão
Acreditamos que a arte transforma quando é vivida de forma ativa, sensível e coletiva. Nossa metodologia valoriza o olhar de cada participante, estimulando a reflexão, a escuta e o pertencimento cultural. A iniciativa é pioneira no Brasil e tem como objetivo inclusão, diversidade e formação de novos públicos para as artes.
A Escola de Espectadores do Paraná (EEPR) é um projeto cultural e educativo que promove a formação crítica de públicos para as artes.
Atuamos em Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão e Cascavel, conduzindo aulas, exibições, debates e encontros com artistas, tudo de forma gratuita.
Cada turma das cidades participantes da Escola de Espectadores do Paraná conta com mediadores cuidadosamente selecionados e capacitados.
Juntos vamos proporcionar uma experiência acessível, acolhedora e significativa com a arte.
Missão, visão, valor
Promover o acesso democrático à arte e à cultura no interior do Paraná, formando espectadores conscientes por meio de vivências que estimulam a escuta, a reflexão crítica e o pertencimento cultural.
Ser referência nacional em formação de público, fortalecendo o papel transformador da arte e contribuindo para uma sociedade mais sensível, participativa e plural.
Acreditamos na arte como um direito e uma ferramenta de transformação social. Atuamos com inclusão, escuta e diversidade, valorizando cada olhar, cada território e cada vivência cultural.
Conheça o público contemplado
Crianças
Adultos
Idosos
Nossa história
Tudo começou em Buenos Aires, Argentina.
Jorge Dubatti, um professor, pesquisador, crítico teatral e filósofo argentino foi quem idealizou e criou a primeira Escola de Espectadores, lá no ano de 2001 em Buenos Aires. Defendendo a arte como fenômeno de encontro, que gera vínculos existenciais entre as pessoas e a produção artística, A Escola se tornou um projeto pedagógico pioneiro na formação de espectadores críticos e ativos, buscando romper com a ideia de um público passivo.
De lá para cá, mais de 90 escolas foram criadas - em várias partes da América Latina - inspiradas na Escola de Espectadores de Dubatti.
E agora, em 2025, nasce a Plateia Pensante, a Escola de Espectadores presente no interior do Paraná. Um projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal.
Perguntas frequentes
O que é uma escola de espectadores?
Uma Escola de Espectadores é um projeto cultural que ensina o público a apreciar e entender melhor as artes, como dança, teatro e cinema. O objetivo é transformar o espectador em alguém que não só assiste, mas também analisa e discute as obras de maneira crítica.
Quem pode participar?
O Escola de Espectadores do Paraná é voltado para todas as idades e oferece atrações específicas para diferentes faixas etárias: Crianças (6 a 12 anos): Teatro infantil com atividades lúdicas e educativas; Adultos (18+): Cinema na praça, com exibição de filmes seguidas de debates; Idosos (60+): Atrações de dança, com debates sobre a exibição.
É gratuito?
Sim! A Escola de Espectadores do Paraná oferece acesso gratuito a todas as suas atividades.
Onde acontece a Escola de Espectadores do Paraná?
Sim! A Escola de Espectadores do Paraná oferece acesso gratuito a todas as suas atividades.
Posso participar sem saber nada sobre arte?
Sim, você pode participar mesmo sem conhecimento prévio. O projeto é aberto a todos e é uma ótima maneira de aprender mais sobre arte, mesmo que você nunca tenha estudado o tema antes.


Destaques do Blog


